Queremos a sua opinião sobre os assuntos aqui expostos.
Para isso deixe seu comentário e responda nossa enquete.
Participe de nossos eventos e faça parte dessa família.

____________________________________________________

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Crise do café


Os produtores de café do sul de Minas Gerais vêm enfrentando uma crise que se agrava mais a cada ano. Os custos da produção só aumentam enquanto o preço do produto final diminui cada vez mais.
Há pouco tempo o governo estipulou que os trabalhadores rurais deveriam ser transportados em caminhões adaptados fazendo com que muitos produtores se endividassem para cumprir a lei, mas a partir de dezembro de 2008 uma norma estadual “Resolução nº 52 da SETOP” estipula que devem ser utilizados ônibus para transporte dos trabalhadores. Ou seja, os caminhões já podem ser descartados e os produtores devem investir na compra de ônibus que usarão durante 3 meses do ano.

Os trabalhadores têm que ter condições dignas de trabalho, mas no município de Cambuquira é inviável o transporte por ônibus porque a condição das estradas está precária, cheia de buracos gigantescos e na época de chuva é impossível sua utilização por veículos como este. Sem contar os altos gastos com manutenção dos veículos para os produtores a cada ano.

Seria necessário que o governo destinasse verba aos municípios para melhoria das estradas como também disponibilizasse uma linha de crédito para os agricultores comprassem tais ônibus uma vez que os mesmos estão quebrados e endividados.

Se esta norma não for cancelada em poucos anos nossa região já não será produtora de café e muitos estarão sem emprego, gerando mais miséria e deixando os jovens cada vez mais propensos à criminalidade que aumenta de forma espantosa em uma cidade tão pequena como Cambuquira.

Precisamos que nossos políticos, representantes do povo eleitos por nós tomem a frente desta luta e mostrem ao governador de Minas Gerais que não é acabando com os produtores que vai ajudar os trabalhadores rurais. É necessário leis de pensem nos dois lados, que sejam possíveis de ser cumpridas e que tragam uma solução para todos do povo.

Estamos numa crise do café há anos e numa crise mundial ainda maior que começou no final do ano passado. Os caros deputados e o governador de Minhas Gerais precisam saber disso!!!!!

Karen Junqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário