Queremos a sua opinião sobre os assuntos aqui expostos.
Para isso deixe seu comentário e responda nossa enquete.
Participe de nossos eventos e faça parte dessa família.

____________________________________________________

sexta-feira, 8 de maio de 2009

SOS Cafeicultura rumo a Brasília


A aprovação pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) no dia 30 de abril da elevação dos preços mínimos de café para a safra que será colhida em 2010 motivou imediatamente a realização de uma reunião emergencial de lideranças da cafeicultura na sede da Cooparaiso (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso) na tarde do feriado de 1º de maio.

Produtores de café estão insatisfeitos com o tratamento que estão recebendo nas negociações para saldar as dívidas e implantar uma política agrícola para o setor e prometem reagir no sentido de sensibilizar o governo. Os organizadores do movimento SOS Cafeicultura já estão se rearticulando para uma nova manifestação, desta vez em Brasília, dentro de 20 dias.

O encontro reuniu lideranças como dirigentes da Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais), do CNC (Conselho Nacional do Café), diretores dos sindicatos dos produtores rurais do Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Nordeste Paulista, representantes e lideranças dos produtores de café.

Diante do quadro desanimador os cafeicultores decidiram que vão partir para mais uma cartada decisiva no sentido de sensibilizar o governo. Por suas lideranças já está sendo rearticulado o movimento SOS Cafeicultura. No dia 16 de março o manifesto realizado em Varginha, Sul de Minas, reuniu cerca de 25 mil manifestantes na chamada marcha pelo café. Vários protestos também foram realizados em várias outras cidades do interior paulista e mineiro, como em São Sebastião do Paraíso.

O objetivo além de mostrar a crise enfrentada elo setor também teve como meta sensibilizar o Governo Federal para os aspectos econômicos e vários outros aspectos listados em uma pauta de reivindicação. Agora os produtores de café decidiram que irão a Brasília manifestar com o mesmo objetivo. O evento ainda não tem data definida, mas está sendo agendada para ocorrer nos próximos 20 dias.

Para o deputado federal e presidente da Cooparaiso, Carlos Melles, a classe está unida e ciente dos caminhos que deve percorrer. “Numa reunião que tivemos recentemente o governador Aécio Neves disse ao ministro e ao presidente Lula que o café para Minas Gerais funciona como o programa Bolsa Família, ou seja, tem uma importância social muito grande. Por isso é importante termos aqui reunidos os mais diversos representantes do setor produtivo do café, os sindicatos, o sistema cooperativo e as associações de produtores demonstra que todos estamos unidos”, destaca.

Fonte: Jornal do Sudoeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário